SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado. Ciência educ. [online]. 2001, vol.07, n.01, pp.113-122. ISSN 1516-7313.

O artigo analisa o impacto das novas legislações educacionais brasileiras na formação de professores. A autora discute elementos fundamentais que estão sofrendo mudanças na atualidade: o conteúdo das disciplinas, em função das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); o número de aulas de Biologia, Física e Química, em função do conceito de “área” introduzido pelos PCN; e a questão da formação dos professores, agora delegada também aos chamados Institutos Superiores de Educação. Ao abordar a questão do estágio curricular dos futuros docentes no ensino fundamental e médio, compara a formação destes com a dos médicos nos cursos de Medicina, fazendo uma proposta para a distribuição dos conteúdos específicos nos currículos dos cursos de licenciatura.

Palabras clave : Estágio Curricular; Formação de Professores; Parâmetros Curriculares Nacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )