SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Cuestiones que plantean las concepciones posmodernas en la enseñanza de las ciencias. Visiones de científicos destacados de la historiaEducação em física: discutindo ciência, tecnologia e sociedade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

VILLANI, Alberto. Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia. Ciência educ. [online]. 2001, vol.07, n.02, pp.169-181. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida presentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os últimos 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.

Palabras clave : Filosofia da Ciência; Mudança Conceitual; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )