SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos?A mudança epistemológica de professores num contexto de educação continuada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MEDEIROS, Cleide Farias de. Modelos mentais e metáforas na resolução de problemas matemáticos verbais. Ciência educ. [online]. 2001, vol.07, n.02, pp.209-234. ISSN 1516-7313.

Neste presente trabalho é feita, inicialmente, uma breve retrospectiva sobre os focos mais comuns dos estudos no campo da resolução de problemas matemáticos. É defendido que há algo mais a ser considerado nessa tarefa. Adotando a concepção de que o ser humano produz “modelos” ou “metáforas” na resolução de problemas matemáticos verbais inseridos em contextos reais é, primeiro, apontada a necessidade de entendimento do significado de modelo mental como sendo uma representação mental de um “todo” em que uma “teia” cognitiva que envolve significados acerca das suas “partes” encontram-se estrutural e coerentemente interligados. Em seguida é explorada a complexidade cognitiva envolvida na resolução de uma situação problemática idealizada na esfera de um modelo mental (ou metáfora) combinatorial. Algumas formas de soluções são exibidas apresentando as “armadilhas” do próprio problema, os aspectos culturais e a subjetividade do resolvedor como três elementos que parecem interferir na produção de um modelo mental bem-sucedido. São apresentadas sugestões para outros estudos.

Keywords : Analogia; Idealização; Campo perceptual; Campo Observacional; Combinação; Arranjo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )