SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Modelos mentais e metáforas na resolução de problemas matemáticos verbaisObjetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CUNHA, Ana Maria de Oliveira. A mudança epistemológica de professores num contexto de educação continuada. Ciência educ. [online]. 2001, vol.07, n.02, pp.235-248. ISSN 1516-7313.

Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de freqüentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando conseqüentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Mudança Conceitual; Epistemologia do Professor; Concepções dos Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )