SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Qué ideas tienen los profesores de física de nivel medio respecto al modelado? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ZUFFI, Edna Maura  y  PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.01-12. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos com a observação da prática pedagógica de três professores de Matemática do Ensino Médio, ao usarem a linguagem matemática no ensino de “funções”. A partir de uma análise qualitativa dos dados, são propostas algumas categorias representativas das concepções geradas na sala de aula com o tema em questão, a partir das formas de expressão efetivamente articuladas pelos professores, junto aos seus alunos. Algumas considerações também são propostas sobre a relação entre estas concepções e o uso de uma linguagem específica para se tratar as “funções” no ensino de Química e Física.

Palabras clave : Funções; Concepções dos Professores; Linguagem Matemática; Ensino de Matemática; Física e Química.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )