SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue01Buscando um sistema de avaliação contínua: ensino de eletrodinâmica no nível médioAlgunas consideraciones históricas, epistemológicas y didácticas para el abordaje de la teoría de la relatividad especial en el nivel medio y polimodal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

RODRIGUES, Maria Inês Ribas  and  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.39-53. ISSN 1516-7313.

O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/ pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.

Keywords : Professor-Pesquisador; Reflexão; Melhoria no Ensino de Física; Trabalho Colaborativo; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )