SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociaisA fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.83-96. ISSN 1516-7313.

Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade.

Palabras clave : Educação; Educação Ambiental; Natureza; Paradigmas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )