SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transiçãoA alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SOUZA, Suzani Cassiani de  e  ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.97-111. ISSN 1516-7313.

São apresentados alguns gestos de interpretação de estudantes de oitavas séries do ensino fundamental, os quais foram submetidos a uma unidade de ensino sobre a fotossíntese. Os principais referenciais foram algumas noções da análise de discurso na abordagem francesa e a epistemologia bachelardiana. Os gestos de interpretação foram considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência, como conseqüência do reconhecimento de que a multiplicidade de sentidos é própria da linguagem, e a identificação desses gestos é um caminho para possibilitarmos ao estudante um maior acesso ao discurso científico. Nossa intenção neste artigo foi trazer à tona diferentes interpretações dos estudantes e procurar evidências de como elas atuam na construção de sentidos sobre o tema ensinado, localizando pontos de deriva.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Interpretação; Concepções Primeiras; Fotossíntese.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )