SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue01A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunosProblema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

BRANDI, Arlete Terezinha Esteves  and  GURGEL, Célia Margutti do Amaral. A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.113-125. ISSN 1516-7313.

Este artigo aborda o processo de leitura e escrita, o ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e a formação inicial e continuada de professores que atuam, sobretudo, no primeiro ciclo, a partir de uma pesquisa apoiada na investigação-ação. O principal objetivo do trabalho foi identificar processos e resultados no decorrer de atividades de alfabetização articulados com conhecimentos de Ciências, em parceria com uma professora, para verificar em que termos seria possível ocorrer o redimensionamento de sua prática pedagógica neste ensino. Ao fazer uso da narrativa, esta investigação possibilita uma reflexão particular, sobre os modelos e propostas advindos dos Programas de Educação Continuada de nossos professores.

Keywords : Leitura e Escrita; Alfabetização Científica; Educação em Ciências; Formação Continuada; Investigação-ação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )