SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02O ensino de física das radiações na formação de auxiliares de enfermagem e atendentes de consultórios odontológicos: sondagem de concepções sobre os raios-x com enfoque na prevenção e tecnologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

PFUETZENREITER, Márcia Regina. A epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa no ensino na área de saúde. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.147-159. ISSN 1516-7313.

É apresentado um resumo do pensamento epistemológico de Ludwik Fleck (1896-1961) com especial ênfase aos conceitos de estilo de pensamento e coletivo de pensamento, com vistas à sua utilização como referencial para a construção teórica em pesquisa no ensino das ciências e tecnologia, com especial atenção para a área de saúde. São analisados alguns trabalhos e a metodologia neles empregada de acordo com as categorias epistemológicas utilizadas por Fleck, seguidos dos principais resultados encontrados e conclusões.

Palabras clave : Fleck; Estilo de Pensamento; Ensino de Ciência e Tecnologia; Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )