SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02A biologia nos museus de ciências: a questão dos textos em bioexposiçõesA matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LIMA, Maria da Conceição Barbosa  e  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Exercícios de raciocínio: o exemplo do sarilho. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.203-215. ISSN 1516-7313.

Este trabalho é um estudo de caso desenvolvido junto a uma turma de segundo ano do nível fundametal. Procuramos perceber através da análise das falas dos alunos como eles expressaram as soluções encontradas para um exercício de raciocínio que solicitava que descrevessem e explicassem o funcionamento de um sarilho. Após a leitura da história infantil Tão simples e tão úteis, foi distribuído o exercício de raciocínio aos alunos que, em grupos, discutiram as possíveis soluções. Em seguida os grupos foram desfeitos e os alunos, dispostos em roda socializaram suas idéias. Neste artigo apresentamos a análise das falas ocorridas em alguns episódios de ensino selecionados durante a discussão na roda.

Palavras-chave : Ensino de Física; Ensino de Ciências; Exercícios de Raciocínio; Ciência e Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )