SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionaisEducação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira. Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.227-235. ISSN 1516-7313.

Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.

Palavras-chave : Atividade; Processo Grupal; Educação Científica; Abordagem Sócio-Histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )