SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-históricaA hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

GALIAZZI, Maria do Carmo  e  MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.237-252. ISSN 1516-7313.

O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procura- se mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave : Educar pela Pesquisa; Formação de Professores de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )