SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitosA investigação-ação na formação continuada de professores de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LOGUERCIO, Rochele de Quadros  e  DEL PINO, José Claudio. Os discursos produtores da identidade docente. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.17-26. ISSN 1516-7313.

Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não “podem” ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo.

Palavras-chave : Discurso; Saberes Docentes; Identidade Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )