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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ROSA, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos  e  SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.27-39. ISSN 1516-7313.

Esse artigo analisa um processo de investigação-ação ocorrido no contexto de um programa de formação continuada de professores de Ciências, no qual constituiu-se um grupo de professoras/ pesquisadoras que assumiram a própria prática como referência para o desenvolvimento de diferentes níveis de investigação educativa. Concluímos que as concepções de ensino vigentes no grupo influem de forma decisiva nesses níveis de investigação. Professoras que concebem o ensino como um processo de mera transmissão de conhecimentos parecem compreender as possibilidades de investigação educativa nos moldes da racionalidade técnica. Por outro lado, aquelas que concebem o ensino como um processo dialógico de construção de saberes, acabaram por desenvolver investigações apoiadas na racionalidade prática.

Palavras-chave : Investigação-Ação; Ensino de Ciências; Parcerias Colaborativas; Concepções de Ensino.

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