SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01A investigação-ação na formação continuada de professores de ciênciasA teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ASSIS, Alice  e  TEIXEIRA, Ode Pacubi Baierl. Algumas considerações sobre o ensino e aprendizagem do conceito de energia. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.41-52. ISSN 1516-7313.

Neste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia de senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das nações fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.

Palavras-chave : Energia; Leitura; Textos Históricos; Energia e Meio Ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )