SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Algumas considerações sobre o ensino e aprendizagem do conceito de energiaInvestigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Cibelle Celestino  e  MARTINS, Roberto de Andrade. A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.53-65. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico-crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.

Palavras-chave : Isaac Newton; História da Óptica; Teoria das Cores; Ensino de Ciências; Método Científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )