SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula¿Qué puede aportar la epistemología a los diseños curriculares en física? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MOURA, Manoel Oriosvaldo de  e  MORETTI, Vanessa Dias. Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.67-82. ISSN 1516-7313.

Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.

Palavras-chave : Aprendizagem; Conceitos Prévios; Interações Sociais; Conceito de Função.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )