SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01¿Qué puede aportar la epistemología a los diseños curriculares en física?A sociologia de Gilberto Freyre e a educação para a saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

VASCONCELOS, Simão Dias  e  SOUTO, Emanuel. O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.93-104. ISSN 1516-7313.

A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores ainda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6ª série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.

Palavras-chave : Avaliação de Livros; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )