SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01A sociologia de Gilberto Freyre e a educação para a saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

GIL-PEREZ, Daniel et al. A educação científica e a situação do mundo: um programa de atividades dirigido a professores. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.123-146. ISSN 1516-7313.

A literatura sobre formação de professores de ciências não tem tratado suficientemente a situação do mundo quanto a uma percepção global de seus graves problemas atuais. O presente artigo consiste essencialmente de um programa de atividades a ser desenvolvido com professores em formação e em exercício, que visa favorecer uma reflexão coletiva e conscientização sobre essa problemática. Nesta perspectiva é apontado um conjunto de referências e questões para um debate fundamentado sobre vários dos fatores associados à degradação da vida e sobre possíveis medidas para o enfrentamento da emergência planetária. Investigações preliminares sobre a utilização do programa proposto têm revelado resultados favoráveis quanto à percepção de que a educação científica tem a contribuir para pensar e construir o futuro na direção de uma melhoria da qualidade de vida.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Científica; Educação Ambiental; Qualidade de Vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )