SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02O livro didático de ciências: problemas e soluçõesA educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

ARRUDA, Sergio de Mello  and  UENO, Michele Hidemi. Sobre o ingresso, desistência e permanência no curso de física da Universidade Estadual de Londrina: algumas reflexões. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.159-175. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho descreve os resultados parciais de uma dissertação de mestrado em andamento na Universidade Estadual de Londrina, cujo objetivo é refletir sobre as razões das desistências e das persistências de estudantes do curso de Física, tendo como referencial teórico a psicanálise lacaniana. Inicialmente analisamos dois relatórios, um da licenciatura e um do bacharelado, a partir dos quais foi possível obter uma visão geral das desistências, retenções e terminalidade do curso de Física da nossa instituição nos últimos 10 anos. Em seguida comentamos alguns resultados obtidos a partir do estudo de um caso, realizado com um aluno do primeiro ano do curso, através dos quais estamos procurando ter uma visão mais profunda sobre as diversas motivações e interesses que alguns estudantes apresentam ao ingressar no curso, bem como sobre eventuais fatores que ao motivar ou desmotivar os alunos exercem algum tipo de influência sobre sua permanência no curso.

Keywords : Formação Inicial de Professores de Física; Terminalidade e Motivação no Curso de Física; Ensino de Ciências e Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )