SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciênciasUso espontâneo de analogias por professores de biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.191-211. ISSN 1516-7313.

O presente artigo propõe-se a examinar processos de análise textual qualitativa que, num ciclo de análise constituído de três elementos - unitarização, categorização e comunicação - se apresenta como um movimento que possibilita a emergência de novas compreensões com base na auto-organização. Ao longo do texto trabalha-se com a metáfora de uma tempestade de luz, procurando com isso criar uma imagem que traduza o modo como emergem as novas compreensões no processo analítico, atingindo-se novas formas de ordem com a participação do caos e da desordem.

Palabras clave : Análise Textual; Pesquisa Qualitativa; Categorização; Auto-Organização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )