SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Pluralismo metodológico no ensino de ciênciasFragmentos da história das concepções de mundo na construção das ciências da natureza: das certezas medievais às dúvidas pré-modernas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MEDEIROS, Cleide Farias de  and  MEDEIROS, Alexandre. O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.261-276. ISSN 1516-7313.

Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.

Keywords : Educação Matemática; Bento de Jesus Caraça; Interpretação Dialética da História; Educação e Socialismo; Produção do Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )