SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em químicaA grandeza quantidade de matéria e sua unidade, o mol: algumas considerações sobre dificuldades de ensino e aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BARBOSA, Rejane Martins Novais  e  JOFILI, Zélia Maria Soares. Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.55-62. ISSN 1516-7313.

Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas a essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos - desenvolvimentista e motivacional -, reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a formação ética do cidadão.

Palavras-chave : Aprendizagem Cooperativa; Ensino de Química.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )