SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitaçãoLas fases de la luna, ¿cómo y cúando enseñarlas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SELLES, Sandra Escovedo  y  FERREIRA, Marcia Serra. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.101-110. ISSN 1516-7313.

O estudo analisa o conhecimento escolar em ciências expresso em livros didáticos brasileiros, focalizando as ilustrações sobre o tema estações do ano em quinze exemplares voltados para as séries iniciais do ensino fundamental. Grande parte das representações encontradas contrasta com o que observamos no Hemisfério Sul e, mais especificamente, em diversas regiões do Brasil. Argumentamos que boa parte dos problemas encontrados nessas ilustrações é fruto de uma importação acrítica de representações didáticas elaboradas em regiões do Hemisfério Norte. Tal importação não se deu de forma isolada, possuindo raízes históricas que remontam ao próprio processo de escolarização do Brasil. Considerando o importante papel que os livros didáticos têm historicamente assumido na educação brasileira, o presente estudo aponta-nos para caminhos formativos que problematizem tanto a seleção e organização dos diversos conteúdos quanto a homogeneidade apresentada nos diversos materiais curriculares.

Palabras clave : Currículo; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental; Estações do Ano; Livros Didáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )