SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitaçãoLas fases de la luna, ¿cómo y cúando enseñarlas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SELLES, Sandra Escovedo  e  FERREIRA, Marcia Serra. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.101-110. ISSN 1516-7313.

O estudo analisa o conhecimento escolar em ciências expresso em livros didáticos brasileiros, focalizando as ilustrações sobre o tema estações do ano em quinze exemplares voltados para as séries iniciais do ensino fundamental. Grande parte das representações encontradas contrasta com o que observamos no Hemisfério Sul e, mais especificamente, em diversas regiões do Brasil. Argumentamos que boa parte dos problemas encontrados nessas ilustrações é fruto de uma importação acrítica de representações didáticas elaboradas em regiões do Hemisfério Norte. Tal importação não se deu de forma isolada, possuindo raízes históricas que remontam ao próprio processo de escolarização do Brasil. Considerando o importante papel que os livros didáticos têm historicamente assumido na educação brasileira, o presente estudo aponta-nos para caminhos formativos que problematizem tanto a seleção e organização dos diversos conteúdos quanto a homogeneidade apresentada nos diversos materiais curriculares.

Palavras-chave : Currículo; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental; Estações do Ano; Livros Didáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )