SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Las fases de la luna, ¿cómo y cúando enseñarlas?Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ALMEIDA, Luiz Fernando Rolim de; BICUDO, Luiz Roberto Hernandes  y  BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.121-132. ISSN 1516-7313.

Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio- econômicos. Foi também demarcada uma “trilha ecológica” nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.

Palabras clave : Educação Ambiental; Professores; Praças Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )