SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-açãoAvaliação das idéias e atitudes relacionadas com sustentabilidade: metodologia e instrumentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CINQUETTI, Heloisa Chalmers Sisla  e  CARVALHO, Luiz Marcelo de. As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.161-172. ISSN 1516-7313.

Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Formação Continuada de Professores; Resíduos Sólidos; Valores; Participação Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )