SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Avaliação das idéias e atitudes relacionadas com sustentabilidade: metodologia e instrumentosAnalisando as interações dos participantes numa disciplina de física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

REZENDE, Flavia; LOPES, Arilise Moraes de Almeida  e  EGG, Jeanine Maria. Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.185-196. ISSN 1516-7313.

O contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre problemas autênticos da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise de conteúdo permitiu a classificação do discurso dos professores em três categorias: Condições Estruturais da escola pública, Currículo e Ensino-Aprendizagem. A partir da análise de avaliação dos temas que compõe as categorias Currículo e Ensino- Aprendizagem, foi identificada uma série de problemas comuns a professores de Física e de Matemática da escola pública. Os problemas curriculares estão marcados pelas políticas educacionais atuais e os de ensino-aprendizagem dizem respeito tanto a aspectos teóricos quanto a práticos do trabalho dos professores além de exprimirem queixas em relação às deficiências de vários tipos do aluno da escola pública.

Palavras-chave : Problemas da Prática Pedagógica; Ensino de Física; Ensino de Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )