SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professoresFormación inicial de profesores de ciencias en Colombia: un estudio a partir de programas acreditados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

VILLANI, Alberto  y  SANTANA, Dulceval de Andrade. Analisando as interações dos participantes numa disciplina de física. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.197-218. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho analisaremos o desenvolvimento de uma disciplina de Mecânica num curso de pós-graduação em Ensino de Ciências, focalizando o processo de envolvimento da classe como um todo, incluindo professor e alunos. Após apresentar a metodologia de pesquisa (um estudo de caso) e as categorias que subsidiaram a análise, apresentaremos com detalhes o processo de mudança dos alunos rumo a uma participação progressivamente mais satisfatória e a correspondente interpretação a partir de alguns conceitos da Psicanálise. Concluiremos com algumas sugestões referentes às possibilidades de tornar mais eficientes as intervenções didáticas do professor.

Palabras clave : Psicanálise e Educação; Grupo de Aprendizagem; Ensino de Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )