SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Formación inicial de profesores de ciencias en Colombia: un estudio a partir de programas acreditadosUma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

OSTERMANN, Fernanda  e  RICCI, Trieste S. F.. Construindo uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica: um estudo na formação de professores de física. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.235-258. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos com a implementação de uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica (MQ) na disciplina “Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I” da primeira turma (ano de 2002) do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). A avaliação da aprendizagem foi realizada a partir da aplicação de um instrumento especialmente construído para fazer um levantamento das noções básicas sobre Mecânica Quântica (MQ) de professores de Física de Ensino Médio em formação e em serviço. Os resultados da aplicação do instrumento demonstraram que os professores- alunos apresentavam lacunas importantes em relação a aspectos conceituais básicos de MQ antes do curso. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, foi possível promover mudanças em suas concepções, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos.

Palavras-chave : Formação de Professores; Mecânica Quântica; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )