SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Construindo uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica: um estudo na formação de professores de físicaInterdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SAMAGAIA, Rafaela  e  PEDUZZI, Luiz O. Q.. Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.259-276. ISSN 1516-7313.

O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Ciências, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contêm convergências importantes também com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais teóricos, sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, são apresentados alguns resultados referentes a um módulo didático desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Física Moderna e voltado à sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG - Roleplaying Game ou Jogo de Papéis.

Palavras-chave : Módulo Didático; Física Moderna e Ciência; Tecnologia e Sociedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )