SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamentalQuando o sujeito se torna pessoa: uma articulação possível entre poesia e ensino de física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; CALUZI, João José  e  NARDI, Roberto. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.277-290. ISSN 1516-7313.

O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Concepções de Professores; Ciências Naturais; Ensino Médio; Formação em Service.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )