SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LIMA, Maria Conceição Barbosa; BARROS, Henrique Lins de  y  TERRAZAN, Eduardo Adolfo. Quando o sujeito se torna pessoa: uma articulação possível entre poesia e ensino de física. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.291-306. ISSN 1516-7313.

Neste artigo apresentamos uma leitura do texto “Mensagem”, de Fernando Pessoa, cuja interpretação usamos como apoio para discutir alguns tópicos que ocupam largamente a lista de preocupações e de estudos dos pesquisadores da área de Ensino de Física. Em nossa leitura, cada condição apresentada pelo poeta - a simpatia, a intuição, a inteligência, a compreensão, a graça - para que o intérprete seja capaz de entender os símbolos e seus rituais de forma viva, foi relacionada com um tema específico vinculado às nossas preocupações com o que ocorre em uma aula de Física.

Palabras clave : Ensino de Física; Símbolos; Ritual Simbólico; Quase-Sinônimo; Poesia e Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )