SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Historia y filosofía de las ciencias en la educación polimodal: propuesta para su incorporación al aulaHistoricidade e interdiscurso: pensando a educação em ciências na escola básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

DUARTE, Maria da Conceição. A história da ciência na prática de professores portugueses: implicações para a formação de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.317-331. ISSN 1516-7313.

O reconhecimento das limitações da educação científica tradicional para atuar numa sociedade que se reclama, cada vez mais, como “sociedade da informação e do conhecimento” conduziu à retomada da discussão sobre a necessidade de inovar e produzir novos currículos e novas formas de ensinar ciências. Esta idéia vai atravessar diferentes culturas e países, nomeadamente Portugal, conduzindo a importantes reformas ou reorganizações curriculares, onde a História da Ciência aparece como uma dimensão importante na promoção da cidadania e do conhecimento das ciências como cultura. Mas estarão os professores preparados para enfrentar esse novo desafio? Neste artigo procuraremos dar uma resposta a esta questão, com base tanto em resultados de estudos realizados em que se procurou investigar as práticas de professores portugueses e suas percepções relativamente à sua formação e à importância conferida à História da Ciência, quanto na análise dos currículos de formação de professores de ciências. Com base nesses resultados serão retiradas algumas implicações para a formação de professores.

Palabras clave : História da Ciência; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )