SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03A “crítica forte” da ciência e implicações para a educação em ciênciasPrincípios nas ciências empíricas e o seu tratamento em livros didáticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CACHAPUZ, António; PRAIA, João  y  JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.363-381. ISSN 1516-7313.

No presente artigo, discute-se a construção epistemológica da Educação em Ciência como área interdisciplinar que integra, por apropriações e transposições educacionais, campos relevantes do saber, nomeadamente a Filosofia da Ciência, a História da Ciência, a Sociologia da Ciência e a Psicologia Educacional. Desenvolvem-se, em seguida, argumentos de natureza curricular e de política educativa4 que procuram clarificar, afinal, para quê e para quem a Educação em Ciência. Debruçamo-nos, necessariamente, por fim, sobre o ensino das Ciências e suas orientações preferenciais e que se perfilam como as mais congruentes com os referenciais teóricos enunciados. Note-se que esse percurso de pesquisa/teoria/prática exige reflexão, tempo, maturação de idéias, cumplicidade com a inovação e empenho na ação.

Palabras clave : Educação em Ciência; Ensino das Ciências; Epistemologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )