SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológicoEl mito Darwinista en el aula de clase: un análisis de fuentes de información al gran público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CUSTODIO, José Francisco  e  PIETROCOLA, Maurício. Princípios nas ciências empíricas e o seu tratamento em livros didáticos. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.383-399. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, analisamos o papel desempenhado pelos princípios na produção e no ensino de conteúdos científicos. Nós constatamos que nas ciências empíricas princípios são guias heurísticos genéricos na produção científica. E exercendo essa função, um princípio é capaz de limitar consideravelmente as possíveis arbitrariedades dentro de um sistema teórico. No ensino, focalizamos o tratamento do princípio de conservação de energia em livros didáticos de física. Nós concluímos que existe uma frágil relação entre teorias/modelos e objetos/eventos nos livros didáticos; disso decorre que o tratamento dos princípios assume apenas o papel de técnica adicional para a resolução de problemas fechados, um estatuto epistemológico reduzido e diferente daquele das ciências empíricas. Nós sugerimos que tratar os princípios nos livros didáticos aproximando-os de sua função teórica exige incentivar a atividade de criação dos estudantes na construção de significados balizada na validade dos princípios. Isto se daria por meio da apresentação de situações físicas não modelizadas, não idealizadas e abstraídas. Assim, a riqueza heurística do princípio estaria sendo explorada, e não somente aspectos operacionais.

Palavras-chave : Princípios; Guias Heurísticos; Princípio de Conservação de Energia; Modelos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )