SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03El mito Darwinista en el aula de clase: un análisis de fuentes de información al gran públicoO movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BASTOS, Fernando  e  KRASILCHIK, Myriam. Pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903): uma reflexão visando contribuir para o ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.417-442. ISSN 1516-7313.

O presente artigo focaliza episódios históricos relacionados à pesquisa médica acerca da febre amarela (1881-1903), buscando discutir (a) a influência que os fatores econômicos, sociais e políticos exercem sobre a pesquisa científica; (b) o caráter coletivo, controvertido e não-linear do processo de produção de conhecimentos na ciência; (c) a natureza arbitrária dos conhecimentos científicos, no sentido de que representam “formas de ver”, e não são perenes ou elaborados apenas sobre bases racionais; (d) o papel pouco cabal desempenhado pelas demonstrações experimentais, que não se mostram “irrefutáveis”; e (e) o papel desempenhado pelos paradigmas, que conduzem não apenas a caminhos frutíferos, mas também a becos sem saída. O intuito é proporcionar subsídios que sejam úteis tanto aos pesquisadores como aos professores que atuam na área do Ensino de Ciências.

Palavras-chave : História da Ciência; Ensino de Ciências; Febre Amarela.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )