SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903): uma reflexão visando contribuir para o ensino de ciênciasO ensino de teorias físicas mediante uma estrutura histórico-filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

DELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva  e  DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.443-460. ISSN 1516-7313.

A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - “estilo de pensamento”, “coletivo de pensamento” e “circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas” - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.

Palavras-chave : História e Filosofia da Ciência; Analogias; Circulação Sangüínea; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )