SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensinoHistória da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BATISTA, Irinéa de Lourdes. O ensino de teorias físicas mediante uma estrutura histórico-filosófica. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.461-476. ISSN 1516-7313.

A contribuição da História e Filosofia da Ciência para o ensino de Física tem sido tema de várias pesquisas preocupadas com a conexão dessas três áreas, particularmente com a explicitação da relação história-filosofia-cognição. Nosso trabalho se insere no contexto do desenvolvimento de referenciais teóricos que auxiliem na criação de instrumentos de aperfeiçoamento de uma capacidade analítica para a implementação de uma aprendizagem de conceitos e teorias físicas de forma estruturada, articulada e integrada, e que demonstrem a organicidade da relação citada. Esse processo envolve a identificação e caracterização de modelos científicos por uma reconstrução histórico-filosófica que pressupõe a superação dessa modelagem - uma prototeoria - para a obtenção de uma teoria abrangente. Como exemplar de análise, apresentamos uma aplicação ao estudo concernente ao entendimento do decaimento b, que leva à primeira identificação das interações fracas, e é direcionada a estudantes de graduação ou à formação de professores em serviço.

Palavras-chave : História e Filosofia da Ciência; Ensino de Física; Modelos; Prototeoria; Estrutura Teórico- Conceitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )