SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue03A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docenteMichael Faraday: o caminho da livraria à descoberta da indução eletromagnética author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MARTINS, Roberto de Andrade. Hipóteses e interpretação experimental: a conjetura de Poincaré e a descoberta da hiperfosforescência por Becquerel e Thompson. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.501-516. ISSN 1516-7313.

Este trabalho descreve as pesquisas realizadas por Henri Becquerel e por Silvanus Thompson, em 1897, que são normalmente descritas como representando a descoberta da radioatividade. No entanto, o estudo histórico detalhado desse episódio mostra que os pesquisadores em questão tinham uma interpretação sobre os fenômenos que estudaram muito diferente da atual. Sua interpretação, segundo a qual haviam descoberto a “hiperfosforescência”, baseava-se nos pressupostos que guiaram seus experimentos - como a conjetura de Henri Poincaré, de que havia uma relação entre a emissão de raios X em um tubo de Crookes e a luminescência do vidro. Este estudo de caso mostra como a observação científica é guiada por idéias pré-existentes, e quão difícil é interpretar os fenômenos observados. Este exemplo histórico pode ser utilizado no ensino, para apresentar uma visão mais adequada do que a ordinária, a respeito do próprio processo de pesquisa experimental.

Keywords : Becquerel, Henri; Thompson, Silvanus; Poincaré, Henri; Radioatividade; História da Física; Método Experimental; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )