SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue03Michael Faraday: o caminho da livraria à descoberta da indução eletromagnéticaO método da falsa posição na história e na educação matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

NOBRE, Sergio. Leitura crítica da história: reflexões sobre a história da matemática. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.531-543. ISSN 1516-7313.

Muitos elementos que fornecem informações para a escrita da história apresentam direcionamentos representativos de uma forma de pensamento, seja ela política, filosófica ou de cunho social. Esses elementos são trabalhados para que se tenha uma visão específica da história. O objetivo deste texto é, por meio de alguns exemplos, discutir que existem diferentes formas de análise dos elementos que nos fornecem informações históricas, com destaque para a História da Ciência, especificamente para a História da Matemática. Quanto maior for a quantidade de informações sobre determinados acontecimentos históricos, maior é a possibilidade de se obter um encadeamento histórico, firmado em bases qualitativas, que sustente a informação adquirida. Se essas informações forem escassas, ou originárias de fontes duvidosas, as conclusões históricas referentes ao assunto tratado ficam frágeis e passíveis de diferentes e, muitas vezes, conflitantes interpretações. Neste texto, pretende-se apresentar alguns exemplos históricos onde, por conta de poucas informações, ou informações distorcidas, a interpretação histórica é passível de mudanças.

Keywords : Historiografia da Matemática; Análise de dados Históricos; Interpretação da História.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )