SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03O método da falsa posição na história e na educação matemáticaEl concepto de valencia: su construcción histórica y epistemológica y la importancia de su inclusión en la enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide Farias de  y  MONTEIRO JUNIOR, Francisco Nairon. Pedro Nunes e o problema histórico da compreensão da medição das frações. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.559-570. ISSN 1516-7313.

Este texto enfoca a invenção histórica do Nônio, instrumento destinado a medir, com precisão, as frações em uma escala. Inventado por Pedro Nunes, em meio à problemática do desenvolvimento das grandes navegações portuguesas do século XVI, seu aperfeiçoamento por Clavius e seu desenvolvimento por Vernier, conduziu à criação do paquímetro. No ano de 2002 foram comemorados os 500 anos de nascimento do grande matemático que foi Pedro Nunes. Rever a forma de aparecimento do Nônio, entendendo o seu princípio de funcionamento, pode levar-nos a prestar uma justa homenagem a este importante personagem da história da Matemática. Para além da homenagem, esse resgate histórico pode dar-nos, também, uma idéia não apenas do funcionamento deste importante instrumento matemático, que é o paquímetro, como também, ilustrar a íntima ligação entre os desenvolvimentos científicos e a temática social que os cerca. Este resgate histórico propicia, ainda, o desvelar de um interessante modo de ilustrar a problemática educacional da representação das frações.

Palabras clave : História na Educação Matemática; Nônio; Paquímetro; Pedro Nunes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )