SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03El concepto de valencia: su construcción histórica y epistemológica y la importancia de su inclusión en la enseñanzaA epistemologia de Maturana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

WESTPHAL, Murilo  y  PINHEIRO, Thais Cristine. A epistemologia de Mario Bunge e sua contribuição para o ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.585-596. ISSN 1516-7313.

Apresenta-se parte da epistemologia de Mario Bunge, sua preocupação com a crise que se instaurou sobre a ciência e com o avanço de visões relativistas como as de Kuhn e Feyerabend. Destacam-se as divergências de opiniões e as muitas críticas que desenvolve no anseio de retorno ao realismo ontológico - seu maior interesse - razão de um progresso científico coeso e de uma aproximação consistente com a verdade. Faz-se referência, ainda, ao uso de tal epistemologia no ensino de ciências, mostrando-se o seu benefício, em contraste àquelas anti- realistas, quando se pensa nos estudantes, em seus interesses e nas possíveis mudanças conceituais que são o objetivo de qualquer forma de ensino.

Palabras clave : Epistemologia; Mario Bunge; Realismo; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )