SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue03A epistemologia de Mario Bunge e sua contribuição para o ensino de ciências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MOREIRA, Marco Antonio. A epistemologia de Maturana. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.597-606. ISSN 1516-7313.

Diferentemente dos epistemólogos mais conhecidos no Ensino de Ciências, geralmente oriundos das ciências físicas e predominantemente racionalistas, Maturana vem das ciências biológicas e procura explicar o conhecer explicando o conhecedor e tomando como ponto de partida a experiência do observador e o observar. Esse observador não pode distinguir, na experiência, entre ilusão e percepção, mas pode gerar explicações da experiência que são reformulações da experiência. As explicações científicas, por exemplo, são reformulações da experiência aceitas pela comunidade científica por satisfazerem um critério de validação estabelecido por ela mesma. Este texto procura detalhar essas idéias.

Keywords : Ciência; Explicações Científicas; Biologia do Conhecer; Epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )