SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciênciasHistória e filosofia das ciências no ensino de biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ALMEIDA, Argus Vasconcelos de  e  FALCAO, Jorge Tarcisio da Rocha. A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.17-32. ISSN 1516-7313.

O presente trabalho tenta estabelecer uma complementaridade teórica entre uma abordagem epistemológica- a metodologia dos programas de pesquisa de Lakatos - e uma psicológico-cognitivista - a teoria dos campos conceituais de Vergnaud - objetivando a compreensão dos programas de pesquisa lamarckiano e darwiniano em seus respectivos campos de validade. Através da análise da estrutura histórico-conceitual dos dois programas e sua transposição para o ambiente escolar, são constatados e discutidos problemas nos livros didáticos de Biologia e na pesquisa atual sobre o conceito de Evolução entre alunos de diversos níveis escolares. Como resultado destas reflexões é apontada a teoria dos campos conceituais como um instrumento analítico frutífero do processo de conceitualização dos sujeitos diante de situações envolvendo processos evolutivos.

Palavras-chave : Lamarck; Darwin; Evolução; Programas de Pesquisa; Campos Conceituais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )