SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolarIndicadores da presença de conteúdos de história e filosofia da ciência em livro de texto de Geologia Introdutória índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CARNEIRO, Maria Helena da Silva  y  GASTAL, Maria Luiza. História e filosofia das ciências no ensino de biologia. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.33-40. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico.

Palabras clave : Ensino de Biologia; História e Filosofia das Ciências; Livro Didático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )