Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
GONCALVES, Pedro Wagner. Indicadores da presença de conteúdos de história e filosofia da ciência em livro de texto de Geologia Introdutória. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.41-52. ISSN 1516-7313.
A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.
Palabras clave : Ensino de Geociências; História e Filosofia da Ciência; Livro Didático; História da Geologia; James Hutton (1726-1797); Charles Lyell (1797-1875).