SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01História e filosofia das ciências no ensino de biologiaO Museu de Ciência: espaço da história da ciência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

GONCALVES, Pedro Wagner. Indicadores da presença de conteúdos de história e filosofia da ciência em livro de texto de Geologia Introdutória. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.41-52. ISSN 1516-7313.

A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.

Palabras clave : Ensino de Geociências; História e Filosofia da Ciência; Livro Didático; História da Geologia; James Hutton (1726-1797); Charles Lyell (1797-1875).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )