SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01O Museu de Ciência: espaço da história da ciênciaO desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

CHAVES, André Loureiro  and  FARIAS, Maria Eloísa. Meio ambiente, escola e a formação dos professores. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.63-71. ISSN 1516-7313.

A idéia de Meio Ambiente será a mesma na mente dos diferentes professores? Junto à indagação do que estes professores compreendem por situação de aprendizagem, tem-se as duas questões centrais da pesquisa. Dependendo das respostas que são dadas, diferentes projetos de Educação Ambiental (EA) são implementados. A busca de informações deu-se através da aplicação de questionário junto a professores do Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª séries) de escolas nos municípios de Estância Velha e Canoas, totalizando 36 docentes. Os dados coletados indicaram um predomínio da visão antropocêntrica, que privilegia a utilidade dos recursos naturais para a sobrevivência do homem. Em relação aos tipos de atividades desenvolvidas, constatou-se, primeiro, que a periodicidade dos trabalhos, em sua grande maioria, são de curto prazo; alguns têm a duração anual. Quanto à amplitude e composição das experiências, envolvem atividades pontuais e de caráter comemorativo. Constatou-se, também, que são trabalhos desarticulados, identificando-se mais de um tema de estudo através de diversas estratégias. Ou seja, desenvolve- se várias ações sem um vínculo temático ou metodológico. Um conjunto de ações, desenvolvido processualmente, a partir de um eixo temático-metodológico, representaria um salto qualitativo.

Keywords : Educação Ambiental; Formação de Professores; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )