SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Un estudio sobre las investigaciones acerca de las ideas de los estudiantes en fuerza y movimientoAnálise da inserção de conteúdos de Teoria Quântica nos currículos de física do ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

COVOLAN, Silvia Cristina Teodoro  and  SILVA, Dirceu da. A entropia no ensino médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.97-118. ISSN 1516-7313.

Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.

Keywords : Ensino de Física; Entropia; Construtivismo; Evolução Conceitual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )